Foto: Reprodução/
O governo federal anuncia nesta sexta-feira (21) um pacote com ações voltadas à Segurança Pública, como investimento e planos. A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto, às 11h. Segundo comunicado da administração federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antecipará liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para os estados e o Distrito Federal. Em 2023, esse montante soma mais de R$ 1 bilhão.
Além disso, será assinado o decreto que institui o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), que visa desenvolver iniciativas de segurança pública específicas para os estados da Amazônia Legal.
O pacote ainda prevê o aumento de operações policiais integradas, com a participação das forças federais, civis e além da maior presença de agentes federais nas regiões de fronteira terrestre, onde ocorre a entrada de entorpecentes e armamento no país.
A iniciativa ainda não teve um nome definido o, mas assessores do governo defendem batizá-la como “Mais Segurança”.
Como ele, está previsto investimento de R$ 2 bilhões para estruturas e compra de equipamentos para os estados. Os recursos são do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do BNDES.